MENU HORIZONTAL

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

CRUZAMENTO III


Enfim, a Legislação de Trânsito possue centenas de normas de circulação, inclusive para as situações em que não há sinalização ou quando esta não está suficientemente clara.

BOM SENSO: CADA QUAL COM SEU


E no caso do amarelo piscante, como fica?
Por acaso, será que vale a antiga lei de gerson?...
Talvez a lei da farinha pouca...
E tem também, a lei de Murphy, lembra?...
Tem ainda a opção do famoso "Bom Senso". Funciona bem, se os dois motoristas não tiverem o mesmo bom senso, né?

BRASILEIRO TEM ATRAÇÃO POR TRASEIRAS


Art. 29 do CTB. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:
II - o condutor deverá guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu e os demais veículos, bem como em relação ao bordo da pista, considerando-se, no momento, a velocidade e as condições do local, da circulação, do veículo e as condições climáticas;
Então... veja o post LUZ AMARELA II.

LUZ AMARELA II


Observe que o carro branco, reduz a velocidade diante da luz amarela, afim de parar.
A obrigação de manter distância é sempre de quem segue atrás, para evitar colisão com o veículo da frente e, eventualmente, com um terceiro veículo atrás de si. Sabe aquele "conceito" sobre Direção Defensiva, que todo papagaio adora repetir? Pois é, de nada adianta você dirigir muitíssimo bem, se perto de você, tem um "az no volante".

CRUZAMENTO II


Tão importante quanto evitar acidente, é saber como passar por um cruzamento. Principalmente em locais e horários de muito movimento.
Isto reduz a perda de tempo no trânsito e mais alguns outros males, causados pelo congestionamento do tráfego de veículos.
Entre os quais, o stress urbano, motivo de muitos casos de violência no trânsito, (agressões à mulheres grávidas, chutes, ponta pés e tiroteios) que acabam vitimando inocentes adultos, jovens e até crianças.

CRUZAMENTO I


Além de saber interpretar, com rapidez e correção os sinais de trânsito, estar atento para tomar a decisão correta e agir com a habilidade necessária, são posturas que evitam acidentes nas vias urbanas.

LUZ AMARELA DO SEMÁFORO


Tendo o condutor a noção das distâncias de reação e frenagem, a decisão de continuar ou parar diante da luz amarela do semáforo, depende da distância entre seu o veículo e a linha de retenção.

Estes cuidados ante o semáforo,valem também para o veículo que segue atrás.

O Amarelo do Semáforo

Pois é, por incrível que pareça, durante o Curso Teórico para tirar CNH, damos dicas para condução de um veículo de forma a evitar acidentes.
Vou postar, algumas:
Por exemplo, como decidir passar ou não, quando a luz amarela semáforo acende.
Mesmo uma velocidade mais baixa, permite atravessar toda a área do cruzamento, è preciso que o tempo da luz amarela tenha a duração em segundos adequada à distância a ser percorrida.

DD: CONCEITO IV - A SAGA CONTINUA

 

Ah! e também tem a salada que alguns fazem com Direção Defensiva/Evasiva/pilotodefuga, como se fosse cardápio de restaurante digamos: Alternativo. Sarta um PF no capricho! O diferencial é o ingrediente principal: a campeã de corrida de fórmula ?, bonita, gostosa e famosa... Veja o vídeo acima.

DD: CONCEITO III - EU NUNCA BATI...


E olha, esta história de conceito é mais importante do que a gente pensa.
Imagine aquela pessoa que se considera o (a) melhor motorista do mundo (o que quase não acontece entre nós).
Muito provavelmente, este indivíduo não saberá definir o que é um acidente evitável ou um acidente inevitável.
Nem irá admitir a própria culpa, se for este o caso, (o que também, quase não acontece), já que em todo caso o outro é sempre o culpado. Eita, chupa esta manga, he he he.

DD: CONCEITO II - O RETORNO



Desde que ingressei na profissão de Instrutor de Auto Escola, sempre revi meus conceitos sobre os diversos assuntos ligados ao trânsito. Também na apostila do curso de Requalificação Didática do DENATRAN encontrei base para o meu inconformismo: Um texto da apostila diz assim: "quando o assunto é trânsito, muitos conceitos reducionistas são reproduzidos como verdades absolutas. Como se não houvesse mais nada a dizer a respeito". Veja o exemplo ao lado, e diga-me o que você pensa a respeito.

DD: CONCEITO - A MISSÃO

Entendo que, para ajudar o futuro motorista, fomar um conceito próprio sobre um assunto, antes devo rever meus próprios conceitos.
Sabe-se que nós, brasileiros, somos apaixonados por carro, desde muito cedo somos "influenciados" negativamente pelo motorista mais velho, porque desatualizado, nos passa conceitos equivocados e antiquados ou ainda, porque não tem habilitação para ensinar.
Não é nosso costume, aprender sobre condução de veículo na auto escola, ouvimos relatos do tipo "eu dirigo desde os ... anos", bom este número será menor, dependendo do que foi falado antes, assim, se alguém disse que dirige desde os 10 anos, o próximo irá dizer que dirige desde os 8 anos e assim por diante.
Certa ocasião, fazendo as contas, cheguei à conclusão de que um aluno do curso para renovação da CNH, já dirigia ainda dentro da barriga da mãe, é... assim mesmo, como você pensou, colocando as mãozinhas para fora! Nossa vaidade de motorista não conhece limites.

Primeiros Socorros


Segundo orientação dos órgãos oficiais de trânsito, não se deve confundir Primeiros Socorros e APH (procedimentos exclusivos de profissionais treinados). Ainda assim, em um curso de requalificação para instrutores, encontrei uns poucos colegas tresloucados, que pregavam o ensino de práticas como massagem cardíaca, durante o Curso de Formação de Condutores. A isto eu chamo de "A prática do heroísmo", que nada tem a ver com solidariedade e tudo a ver com VAIDADE.
Imagine, formar Socorristas em 4 horas/aula, ou seja, 3 horas e vinte minutos. Tempo este, necessário, para formar o futuro condutor como todo cidadão, ciente de seus direitos, deveres, responsabilidades, que sabe como agir diante de um acidente e, principalmente, O QUE NÃO FAZER, se não estiver devidamente treinado e equipado.

NOÇÕES DE MECÂNICA BÁSICA


No caso de Mecânica, além de ajudar a responder as questões do exame escrito, são passadas informações rudimentares sobre o funcionamento do veículo, mas importantes para reduzir a proliferação de mitos e lendas.

CARGA HORÁRIA



Observando o quadro de horas/aula ao lado, nem é preciso obter um diploma numa dessas faculdades pagas, para entender que o objetivo do curso não é treinar o futuro motorista em APH, nem torná-lo Engenheiro Ambiental, tampouco formá-lo Mecânico de Autos.
Além de instruir os alunos sobre normas de trânsito, passamos valores de cidadania e convívio no trânsito.
Powered By Blogger